Seja qual for a sua experiência com educação financeira, tem sempre um livro pra te apoiar no caminho, tanto pra iniciar como aprofundar seus conhecimentos. Hoje, 29 de outubro, é Dia Nacional do Livro, e a gente não pode deixar de lembrar: tem leitura que faz a maior diferença na hora de aprender a lidar com a grana.
E como o nosso negócio é facilitar a sua vida, separamos 5 livros que podem ajudar na sua educação financeira:
O escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi é um dos autores mais conhecidos no Brasil quando o assunto é finanças. Ele tem 16 livros publicados sobre o tema e este é um dos mais vendidos, fala sobre planejamento e organização financeira de um jeito bem acessível. A vantagem deste livro é funcionar como um guia pra ajudar na tomada de decisão sobre diversos temas que podem gerar dúvidas, como a declaração do Imposto de Renda, investimentos recomendados pra cada perfil, e como administrar dívidas. Parece um bom começo, né?
Trocar uma roupa nova comprada no impulso pela economia pra uma viagem de férias parece muito atrativo, né? Mas, quando a gente vê, tem mais uma blusa nova no armário. Neste livro, a especialista em finanças pessoais Carol Sandler ensina a refletir sobre como gastamos o nosso dinheiro e mostra como o assunto está diretamente relacionado à independência financeira. Vale muito pra repensar os nossos hábitos de consumo e encontrar um equilíbrio sem virar refém da própria grana.
Nathalia Arcuri é criadora de um dos canais de finanças mais populares do YouTube, o Me Poupe!, o mesmo nome do livro. No YouTube, a autora é conhecida por descomplicar a linguagem muitas vezes complexa dos investimentos, e seu livro também é bem didático e direcionado pra iniciantes que queiram começar a economizar e investir!
Doutor em Finanças Comportamentais, Jurandir Sell Macedo Jr. é iniciador da área de finanças no Brasil. Neste guia a leitura é fácil, o autor parte de uma pergunta que é dúvida constante, dos iniciantes aos mais experientes no assunto: como cuidar bem do próprio orçamento e investir sem medo? O livro fala sobre diferentes tipos de investimentos, e lista seis passos que ajudam a fazer um orçamento e criar objetivos financeiros alcançáveis.
Um clássico das finanças, o livro de George S. Clason foi publicado pela primeira vez em 1926 — e ainda é considerado um livro muuito útil quando se fala em economia familiar. Por meio de ensinamentos que não envelhecem sobre a relação com o dinheiro, o autor conta como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros, garantindo renda suficiente pra se manter no futuro. Bem útil, né?
Agora é só escolher a sua próxima leitura e começar os estudos! Ah, e pode sempre contar com a gente quando alguma dúvida surgir, viu?