header-brand
09 JULHO 2020
Aproveite o momento para aprender algo novo com cursos on-line grátis

Por Redação Woop

A época é difícil, mas se você tiver tempo livre pode aproveitar para aprender algo novo e melhorar sua renda. Tem muitos cursos e palestras on-line gratuitas com conteúdos que podem te ajudar a dar um up na carreira, ou apenas se divertir. Curso de inglês, de gestão, de ferramentas de internet, de moda… as possibilidades são variadas e servem tanto pra galera que tá começando quanto pra quem já tem um tempo de estrada.

Se você decidiu ir atrás de novos conhecimentos, organize sua rotina e reserve um tempo na agenda, mas sem pressão. Sabemos que essa fase de pandemia é complicada, mas você pode dividir o seu dia entre estudo, trabalho e o tempo pra diversão e se movimentar. O curso pode ser feito pela manhã, à tarde ou à noite, escolha o que você se sente mais disposto e respeite o seu ritmo. O importante é colocar uma meta para você cumprir consigo mesmo.

Entramos em contato com a Ana Claudia Fagundes Monticelli, gerente de soluções do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), que nos trouxe algumas dicas. “Quem tem tempo, seja por ter perdido emprego ou trabalha em casa e não tem o mesmo volume de antes, deve pesquisar e buscar se qualificar. É um momento que serve pra todo mundo buscar alternativas”.

Tem gente que quer empreender, ou o seu negócio não está formatado para trabalhar a distância, por exemplo, esse é o momento de se reinventar. E não importa se trabalha com venda de produtos ou serviços. Mas, para isso, é preciso estudar e planejar. E a internet tá aí como uma super ferramenta pra facilitar, seja você um profissional ou estudante em busca de aprendizado. No digital, há uma série de capacitações em vários formatos. Tem linha informativa e orientativa, como palestra on-line, e outras que ajudam a colocar os conhecimentos em prática, como cursos, workshops e consultorias.

Ana Claudia explica que o aprendizado a distância é mais desafiador, e depende muito do estímulo de quem estuda. Antes de pensar em ter o seu próprio negócio, busque conhecer seus potenciais e se tem perfil para empreender. Isso é possível com ajuda de consultores, o Sebrae por exemplo, presta esse serviço de forma gratuita em suas plataformas digitais ou pelo telefone. Mas, se já tem uma empresa ou presta serviços e precisa passar para uma comunicação virtual, por exemplo, é importante buscar conhecimento em marketing digital, sem descuidar da administração. Há outras habilidades importantes a serem desenvolvidas, mas vá com calma, busque orientação.

• Confira alguns cursos gratuitos on-line

Pra quem quiser criar uma empresa, mudar de ramo ou simplesmente melhorar o currículo, Sebrae, Senac e Fecomércio-RS têm uma série de cursos acessíveis pra todo mundo. Também é possível conhecer ferramentas de buscas on-line e publicidade para colocar sua empresa ou projeto em destaque na internet. Confira nos links abaixo:

Sebrae
São mais de 100 cursos pra quem é empreendedor ou quer abrir seu próprio negócio.

Senac
Cursos, conteúdos e vídeos de atualização profissional para diversas áreas, como saúde, meio ambiente, tecnologia da informação, turismo e sistemas.

Site pertodevc.com.br
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac criou uma plataforma com mais de 200 serviços on-line, direcionado a todas as idades.

Cresça com o Google
É possível criar habilidades em diferentes áreas. Para quem quer conteúdos específicos para empreender, clique aqui.

• Aprenda com especialistas das universidades

Pra quem quer diversificar o currículo ou se especializar em um tema específico, as universidades de Norte a Sul do país criaram uma série de novos cursos pra você aproveitar durante a pandemia. Todos são gratuitos e alguns oferecem certificado - confira na relação de cursos.

Universidade de São Paulo (USP)
A USP tem cursos livres, eventos e aulas gravadas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Fundação Getulio Vargas
Quer aprender sobre liderança, crédito, proteção de dados, internet e negócios? A FGV tem cursos de curta duração gratuitos.

Universidade Estácio de Sá
Gastronomia, programação, administração, gestão e educação são alguns dos temas de cursos gratuitos da Estácio, do Rio de Janeiro.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
São mais de 50 cursos online gratuitos e com certificado em áreas como games, literatura, história, análise de sentimentos em computação e outros.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
São quase cem opções, em diferentes áreas, como informática, idiomas, ambiente e saúde, ciências humanas, educação, cinemática, gestão e negócios, e distintas cargas horárias.

Harvard
A universidade norte-americana de Harvard é uma das mais prestigiadas do mundo e oferece quase cem capacitações gratuitas de diferentes áreas do conhecimento e, muito importante, com certificado. Se você sabe inglês, pode aprender no mesmo lugar onde estudaram sete presidentes dos Estados Unidos, incluindo o ex-presidente Barack Obama.

• Cursos de idiomas

Um currículo ganha status quando o candidato sabe falar e escrever em outro idioma. Mas o conhecimento de outras línguas também ajuda quem trabalha com atendimento ao público. Selecionamos três plataformas gratuitas e que também oferecem pacotes pagos.

Duolingo, a versão gratuita é satisfatória, mas se quiser todo o pacote, é preciso desembolsar.

Busuu , o aplicativo é gratuito, mas recursos extras são pagos.

Memrise, com jogos e memes, mas versão gratuita não compreende todas as lições.

Nesses links, você pode aprender sem sair de casa e no seu ritmo. E, se estiver trabalhando, também pode escolher o melhor horário para se dedicar. A maior parte dos cursos e palestras é de curta duração, ideal para quem busca conhecimento e não quer se estressar. Aproveite!

Receba as novidades do Woop
mail