header-brand
18 AGOSTO 2020
Como organizar as finanças durante a pandemia

Por Redação Woop

Em épocas normais, é difícil para muitos cuidar das contas do mês e ainda sobrar um extra. Agora, em uma pandemia que já dura meses, a grana ficou mais curta e até os pagamentos fixos se tornam, para muitos, um grande desafio. Essa tarefa pode ser menos complicada se você seguir algumas dicas.

Uma forma de ajudar a equilibrar o orçamento é anotar sua renda e as despesas que precisa desembolsar todos os meses, como água e luz, pagamento de aluguel ou prestação da casa, internet, telefone e comida. E, dentro dessas contas, o que dá pra reduzir. É um exercício que ajuda a entender para onde vai seu dinheiro.

Explique a situação real

Tem assinatura de tv, internet e telefone, filmes e séries e de música? Veja quanto esses serviços pesam em seu bolso. Depois, ligue para a operadora e informe como está sua situação financeira. Talvez você tenha de cortar algum desses serviços ou consiga negociar um desconto.

O aluguel ficou impossível de pagar? Entre em contato com a imobiliária ou o dono do imóvel e detalhe sua situação financeira. É possível conseguir desconto em multas e juros, caso não consiga quitar o boleto. Na prestação da casa, fale com o gerente da sua conta e dê a real. É possível adiar parcelas.

Veja o que dá pra cortar

Encare a situação financeira. Veja o que dá pra cortar. Vai ao supermercado? Uma boa saída é fazer uma uma lista do que é necessário e comprar somente o que planejou. Se quiser se presentear com algo fora do orçamento, busque se certificar que esse valor não vai fazer falta. Outra dica é substituir alguns produtos mais caros por marcas mais em conta.

Quanto custa sua conta mensal de luz? Dá pra reduzir tirando tomadas das paredes quando não estiver usando o micro-ondas, por exemplo. Ou desligando a luz ao sair de um cômodo da casa. Pequenos gestos ajudam a economizar alguns reais que podem fazer a diferença na conta final.

Controle seus gastos

“Anote todos os gastos. Desde a compra do pão, o dinheiro do transporte, o gás, a conta do cartão de crédito. O Woop tem um organizador financeiro que pode te ajudar a organizar suas finanças. É super fácil de usar, seguro e você acessa pelo aplicativo. O organizador financeiro ajuda a frear gastos, à medida que a pessoa vai se conscientizando para onde vai o dinheiro.”

“Na ferramenta, além de acompanhar as movimentações que você faz no app, classificadas de acordo como tipo de gasto, você pode incluir receitas e despesas feitas em outra instituição ou em dinheiro físico, e também pode exportar essas informações para uma planilha Excel. “Às vezes, grande parte do nosso dinheiro é usado nas pequenas despesas do dia a dia, aquele dinheiro que sacamos e colocamos na carteira, e não sabemos onde foi gasto”, explica Sara Liebeld Simon, responsável pelo organizador financeiro do Woop.

Já as compras de supermercado, gasolina e até a conta de luz, pagas com débito ou cartão de crédito, são identificadas pelo próprio organizador financeiro, que classifica entre moradia, transporte, mercado, alimentação, educação, lazer, entre outras categorias. Para contas pagas através de transferências, como o aluguel, por exemplo, basta você classificar algumas vezes como Moradia, e o sistema aprende e passa a identificar aquele pagamento automaticamente como Moradia. Ou seja, você não precisa mais informar a categoria.

Se tiver conta em outro banco, também pode informar a movimentação no organizador financeiro do Woop. “A ferramenta dá visibilidade para o associado de como está gastando dinheiro. Ajuda a controlar as finanças a fim de preparar para imprevistos, como o que estamos vivendo agora com a pandemia. Se a pessoa tiver verba de emergência, vai conseguir se manter”, explica Sara.”

Poupe o que sobrar

Com o organizador financeiro é possível organizar as contas e, quem sabe, fazer sobrar uma grana. Se conseguir ter uma reserva de dinheiro, poderá usar em caso de necessidade ou até para realizar projetos, como fazer uma viagem depois que a pandemia passar ou comprar algo que sonha. A poupança do Woop é segura, prática e você pode retirar o valor quando precisar. Dá pra começar a economizar com pouco dinheiro. Entre no app e conheça melhor a poupança do Woop.

A educação financeira é um processo e exige esforço. Não se cobre muito, tente apenas começar. Se tiver de abrir mão de alguns serviços ou produtos ou negociar descontos, você está no caminho certo. Se conseguir equilibrar as contas, já está mais do que bom. E, se conseguir economizar e poupar, perfeito.

Receba as novidades do Woop
mail