header-brand
06 MAIO 2020
Coronavírus, e agora?

Por Redação Woop

Novo coronavírus, covid-19, pandemia. Em 2020, essas palavras passaram a fazer parte da nossa rotina. Foi dia 11 de março de 2020 quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou uma pandemia, ou seja, a disseminação mundial de uma nova doença, do novo coronavírus. Como a covid-19, a doença causada por este novo vírus, é extremamente contaminável, algumas medidas vêm sendo tomadas pra frear a disseminação da doença.

Desde então, a nossa vida mudou um pouco: mudamos hábitos, as relações humanas também mudaram, governos determinaram algumas regras e a principal delas foi a determinação do distanciamento social. Essa medida evita grandes aglomerações de pessoas e dificulta a contaminação do novo coronavírus. A recomendação do distanciamento social impacta diretamente na economia, afinal, alguns negócios tiveram que adaptar o seu formato de trabalho pra continuar em funcionamento e, aqueles que não conseguiram, tiveram que demitir funcionários, reduzir salários ou até mesmo fechar seja temporariamente ou em definitivo.

E aí você deve estar se perguntando: O que isso impacta no meu bolso? Como eu protejo a minha grana?

Bem, primeiro de tudo, é importante entender que sim, devemos pensar na economia, mas a prioridade é a saúde e o bem-estar de todas as pessoas. E aí vão algumas dicas de como cuidar do seu bolso de maneira consciência com a situação:

Mais do que nunca, é hora de economizar:

Por vários negócios terem baixas, o preço das coisas tende a aumentar. Por isso, é importante ficar de olho na sua grana, gastando somente com o que é indispensável. Mesmo que o comércio ainda está parcialmente fechado, as lojas virtuais também podem ser uma forma de gastar seu dinheiro com coisas que você não precisa no momento. Lembre-se: foco no que é realmente necessário.

De olho na sua grana:

Como sempre, o jeito mais eficaz de controlar a sua grana é saber o quanto está entrando e o quanto está saindo do seu bolso. Esse controle financeiro é essencial pra você priorizar os gastos mais importantes. Ainda bem que no Woop você tem um organizador financeiro de graça, né?

Aproveite suas poupanças:

Sabe aquela reserva de emergência que a gente sempre fala por aqui? Aquela grana que você tem guardado pra usar em momentos em que a coisa realmente aperta? Chegou o momento de tirar essa grana da poupança e botar ela em jogo. Não tenha medo de gastar essa grana que você demorou tanto pra juntar, mas lembre-se: use para gastos que são realmente necessários, ok?

Valorize a economia local:

Nesse caos econômico, quem mais sofre são os pequenos empreendedores e negócios locais. Procure optar por estes negócios ao invés de escolher as grandes multinacionais - que já tem bastante grana e que vão conseguir sobreviver à crise financeira.

Não desmarque, remarque:

Outro público que sofre bastante nesse contexto econômico são os trabalhadores autônomos, aqueles que não têm um vínculo com nenhuma empresa e não recebem salário fixo mensal. Lembre-se: essa galera não recebe um salário fixo, mas têm contas e gastos mensais assim como você. E não esqueça: é fundamental seguir as recomendações da OMS e de outras instituições do setor da saúde pra garantir a sua proteção contra o novo coronavírus. Então, se der, fique em casa, use máscaras de proteção e mantenha sempre suas mãos higienizadas, seja lavando bem elas ou com álcool em gel, ok? A sua saúde é sempre a prioridade!

Quer continuar acompanhando notícias e novidades? Então fica de olho aqui no blog "E aí, Woop" pra ficar por dentro de tudo e sem precisar sair de casa :)

Receba as novidades do Woop
mail