Dando continuidade na nossa série de posts sobre cooperativismo e tudo o que faz parte desse universo de colaboração, hoje vamos falar sobre o capital social, uma parte superimportante dessa forma de organização.
Como a gente explicou, o cooperativismo é um movimento social e econômico em que pessoas se juntam por um objetivo em comum, como ter acesso a produtos financeiros de uma forma mais justa e sem a ação de intermediários que lucram com isso.
Pra se juntar a essa galera, é preciso se associar à uma cooperativa. E como se faz isso? Por meio do capital social que garante a sua participação neste formato de organização.
O capital social, ou cota capital, é um valor de associação à cooperativa. Mas não confunda ele com uma taxa: ele representa a sua participação no negócio, como se você pagasse a parte de uma empresa cujos produtos e serviços você quer utilizar. Assim, quando a empresa for valorizando, essa sua parte vai crescendo também. Dessa forma, você ativa sua conta digital no Woop Sicredi.
Como as cooperativas têm autonomia e atuam conforme estratégias diferentes, de acordo com cada região, os valores do capital social também podem variar.
Essa grana que você coloca na coop não fica na sua conta corrente, mas em um lugar só pra ela, chamado capital social. No app do Woop, você pode conferir isso indo na aba “coop”.
Diferente de quando você abre uma conta em uma instituição bancária tradicional, quando você se associa à uma cooperativa ligada ao Woop Sicredi, passa a ser dono também, fazendo parte do negócio. Mas o que isso quer dizer?
Nas assembleias, eventos que reúnem os associados de uma coop pra um olhar coletivo sobre negócio, você tem a chance ficar por dentro de tudo que aconteceu na cooperativa no ano que passou e ajudar a tomar decisões pro futuro dela por meio do voto. Assim, ocorre a prestação de contas aos associados, você opina sobre questões como a divisão de resultados da coop entre os associados e muito mais.
Se você tem participação no negócio, logo também tem participação nos resultados financeiros. É por isso que, quando sobra uma graninha na coop, ela é distribuída entre todos os associados e mais: se ela for pra conta corrente, você pode sacar e usar essa grana; e, se ela for pro capital social, vai ficar rendendo o ano inteiro.
É isso mesmo! O capital social rende anualmente, dando aquele up na sua parte do negócio.
Como é a sua parte na cooperativa, essa grana vai ser sempre sua. Ou seja, se você desejar sair do negócio e fechar a conta, leva ela de volta com você.
Existem duas formas de colocar o capital social pra ativar a sua conta no Woop Sicredi:
• Transferência A primeira, é transferindo o valor do capital social pra sua conta no Woop. Pra encontrar os dados da sua conta, é só clicar no ícone do seu perfil no canto superior esquerdo na tela inicial do app.
• Depósito por boleto A segunda, é fazendo um depósito por boleto no valor da cota capital.
Aqui a gente tem um resumo do que é o capital social e as vantagens em fazer parte do Woop. É só dar o play:
E aí, tá sabendo tudo sobre capital social agora? Então continue de olho aqui no blog pra ler mais matérias sobre o universo do cooperativismo.