header-brand
25 SETEMBRO 2020
Tudo o que você precisa saber sobre cooperativismo.

Por Redação Woop

Cooperativismo. A palavra é grande e pode gerar desconforto. Mas depois que você entende o conceito por trás dela e todos os benefícios de um modelo que é pensado no coletivo, não vai querer saber de outra coisa. Por isso que criamos este post: pra que você fique por dentro do universo coop e tudo de bom que ele gera.

Primeiro, o que é isso?

Cooperativismo é um movimento social e econômico. Quando tudo começou, lá em Rochdale na Inglaterra, as pessoas estavam passando fome e trabalho e encontraram um jeito de comprar e vender produtos sem passar por intermediários, os comerciantes e donos de armazéns, que ficavam com o lucro, podendo assim economizar nas suas compras. Foi assim que elas se uniram por meio da colaboração e trabalho coletivo, pra criar uma cooperativa de consumo, em que quem tinha os produtos fornecia por um preço mais amigável pra quem queria comprar. Esse foi o primeiro formato de cooperativa, mas mais tarde as pessoas perceberam que ele funcionava pra organização de várias outras necessidades e ramos.

O cooperativismo de crédito entra em ação!

O cooperativismo de crédito funciona com a mesma lógica: um grupo de pessoas que se associa à cooperativa pra ter um acesso à condições de crédito mais justas sem a intervenção de intermediários (os banqueiros e donos de banco que lucram quando você tá no vermelho) e com o objetivo de melhorar a sua saúde financeira. E não só crédito do jeito que a gente tá acostumado, mas pra começar um novo negócio, gerar produtividade e aumentar a qualidade de vida das pessoas da região. Até porque se um associado vai mal, isso pode impactar as finanças de toda a cooperativa e não é isso que a gente quer, né?

E por que existem as cooperativas?

Pra organizar toda essa galera que tem o mesmo objetivo, existem as cooperativas. Elas funcionam de forma autônoma e cada uma é responsável por uma região diferente. Sabe por quê? É que o cooperativismo funciona por meio da regionalização, a gente pensa em como a grana pode beneficiar cada região. Como cada região tem uma realidade diferente, as coops atuam de maneiras diferentes também, sempre visando a saúde financeira dos seus associados e da cooperativa.

O Woop, por exemplo, apesar de ser um negócio digital, funciona por meio das cooperativas que fazem a diferença no seu entorno. É por isso que elas não seguem mesma estratégia de negócio e não tomam as mesmas decisões. Isso garante que tenhamos uma instituição sólida e confiável num todo, já que cada região tá sendo cuidada de pertinho por uma coop amiga.

E esse papo de fazer bem pra região?

Lembra da regionalização? Ta aí a diferença principal entre as outras instituições financeiras. Nelas, a grana fica com os banqueiros e os donos de bancos, e o dinheiro que você coloca no banco, é investido em lugares longes, em que você não vai poder usufruir. Já no cooperativismo de crédito toda a grana movimentada na cooperativa é reinvestida na região em que ela atua, ajudando a desenvolver a economia local, os pequenos negócios e empreendedores da região. É por isso que você tá fazendo o bem.

Bancos x Coops

Agora você deve tá se perguntando: e quais outras diferenças em fazer parte de uma cooperativa de crédito?

Você não é cliente!
Numa coop, você é um associado e não um cliente. Isso quer dizer que ajuda a tomar decisões no negócio e tem participação nos resultados.

Pra onde vai o lucro?
Logo, você tem direito a receber parte dos resultados da sua cooperativa e ainda pode decidir se essa grana vai pra conta corrente ou pro capital social.

Transparência de verdade!
Existem as Assembleias, em que a coop presta contas pra você, mostra resultados do ano e você ainda pode participar das decisões votando.

Tá, e como eu participo de tudo isso?

Pra participar de uma cooperativa e ter acesso aos seus produtos e serviços financeiros, você precisa se associar por meio do capital social. O capital social é um valor como se fosse uma ação de empresa, ela representa a sua associação e é sua parte no negócio. Cada cooperativa pode ter um valor diferente de associação. Esse valor rende anualmente pra você e vai ser sempre seu, ou seja, se você decidir sair da cooperativa, leva essa grana de volta.

Curtiu saber mais sobre cooperativismo e esse formato totalmente colaborativo de mudar o mundo? Então siga conferindo as próximas matérias do blog pra ficar ainda mais por dentro desse universo em que todo mundo conta!

Receba as novidades do Woop
mail